Antes de me taxar como homofóbico ou misógino, leia o texto:

Nesta tarde, chegou, por diferentes meios, o assunto sobre o "estupro corretivo" da África do Sul. Fui ler sobre esta categoria e encontrei um texto que pedia a assinatura de um abaixo-assinado, requerendo ao ministro da justiça da África do Sul que ele condene esta prática.
Não obstante me causar repulsa práticas lesbofóbicas e acreditar que não faz qualquer sentido violentar mulheres por serem homossexuais, eu fico imaginando quais são as construções que um tipo de petição como esta faz sobre realidades distintas. A África do Sul se torna um ambiente de perigo e dá uma breve sensação de que "aqui é melhor, (um pouco) melhor". O externo que se torna o primeiro plano das violações aos homens e mulheres.
Tal retórica esconde pretensões hegemônicas de humanidade e legitima visões de que somos melhores defensores de direitos humanos do que as elites locais deste país da África. "Vamos invadir a África, implantar "missões" de feminilidades e combater as hetero-normatividades" se torna algo legítimo. Não que não valha a pena hegemonizar visões mais pro-mulheres ou pro-homossexuais, mas eu acho que a proposta deste abaixo-assinado poderá ter uma vida social para fins de valia muito mais econômica do que para promoção de igualdade e liberdade de gênero.
Portanto, neste momento e com total desconhecimento da realidade dos sul-africanos, me recuso a assinar um abaixo-assinado que faz com que um "estupro corretivo" se torne assunto nacional, quando este tipo de violência sexual pode ser localizado.
Também penso que violações como essas ocorrem em diversos outros lugares: lembro-me de um documentário de um homem americano que tinha casado com uma mulher lésbica e que afirmou que, após escutar que a mulher era lésbica, compreendeu que ela era assim por "falta de carinho". Desta maneira, forçou sexo com ela. A mulher chorou e se sentiu violentada, apesar de não ter tido forças para se contrapor ao marido. Seria esta concepção de "sexo corretivo" apenas sulafricana?
